quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Análise Crítica do Projeto Redescobrindo a Cidade.

Beatriz Fabiana Mossmann

Desde o início do ano, os alunos do ensino médio vêm realizando um projeto que visa ampliar conhecimentos sobre nosso município. Colocamos em prática a idéia de reunir todos os aspectos com um único propósito: redescobrir a cidade de Ipira!
Os trabalhos compreenderam uma análise geral do município. Pesquisamos as principais características, utilizando-nos da geografia da cidade, da cultura, da fundação de estabelecimentos e projetos até hoje realizados e principalmente, comparando com as histórias e depoimentos de pessoas que viveram desde o início da colonização, até os dias mais recentes. As conversas com as pessoas mais velhas foram muito gratificantes. É de suma importância ouvir os moradores mais antigos que podem contribuir, debatendo e dando opinião crítica sobre os conflitos gerados entre as idéias, contaram fatos e acontecimentos verídicos, e pessoais do passado, tal conteúdo não citado na história oficial de Ipira.
E na sala de exposição pudemos apreciar um pouco dos trabalhos desenvolvidos. Várias maquetes foram construídas, onde a opinião em relação à cidade foi expressa, com projeções dos locais observados e com opiniões de melhorias. Também foi feita uma pesquisa sobre a geologia local, sobre a vegetação que é bastante ampla e variada. Nós, entrevistadores, relatamos a vida de dona Arnalda Ritter e seu Edgar Wolfarth, que fizeram parte da construção de nosso município. Essas histórias foram expostas em slides, acompanhando fotos e gravações feita na casa dos entrevistados. Foi um aprendizado extraordinário e divertido, pois realizar um trabalho onde existe um contato pessoal com a história, de forma viva, é muito mais emocionante que contar fatos com leituras, superficialidades ou de depoimentos de pessoas que não viveram na época.
Ipira pode ser considerada uma cidade rural, desde o principio. Quanto ao turismo, em atrativo natural no perímetro urbano, há a cascata da usina. Sou moradora aqui desde que nasci, e me orgulho disso. Achei esse trabalho muito proveitoso, pois despertou nossa curiosidade sobre nossa cidade e contribuiu para um conhecimento mais aprofundado, o que já sabíamos, e no descobrimento de coisas novas.

Um comentário:

Otavio Barbosa disse...

exelente trabalho! Muito bom.
Otávio Barbosa
Projetista
Salvador-BA

PARA ENTENDER O BRASIL, MÚSICAS BRASILEIRAS.

Nas turmas da terceira série do ensino médio "O Brasil" é o foco dos estudos. Para motivar e dar início ao ano letivo, uma boa ideia é utilizar algumas músicas, de artistas brasileiros, em seus mais variados estilos.

Antes de rodar as músicas é importante explicar o método de trabalho.

1 - Enquanto os alunos escutam as músicas precisam anotar, em seu caderno, palavras que lhes chamem a atenção.

2 - Após ouvirem todas as músicas a professora fomenta uma discussão sobre o tema, e faz questionamentos sobre as letras das músicas.

3- Após esse diálogo os alunos retiram os subsídios para sua produção textual - gênero livre.

4 - Os alunos escrevem seus textos em folha individual para ser avaliado pela professora.

5 - Após avaliação as produções selecionadas são digitadas e postadas neste espaço.



CONFIRA A SENSIBILIDADE E A DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA: