segunda-feira, 25 de agosto de 2008

O BRASIL FORA DO EIXO - TRABALHO CONFLITOS MUNDIAS



Segunda Guerra Mundial - 1941 nações envolvidas Brasil - EUA - Itália e Alemanha.
Usar uma carta xingando o Presidente Brasileiro Getúlio Vargas "Não pode haver dúvida de que o gordinho está caindo nas mãos dos americanos!", dizia a carta falsificada pelo ingleses. O gordinho era o presidente e o suposto autos do documento, o presidente de uma companhia aérea italiana que abastecia os nazistas no Brasil. Em outro trecho, o xingamento era dirigido ao povo brasileiro: "E se é verdade (...) que os brasileiros são uma nação de macacos, não é necessário dizer que são macacos dispostos a servir a quem tiver as rédeas na mão."
O destinatário da carta era Vicenzo Coppola, diretor da LATI no Brasil. Mas como fazer que chegasse ao conhecimento de Vargas e que este defenestrasse a companhia italiana? Ai estava a consagração da obra-prima. Um ladrão foi contratado para que a casa de Coppola fosse assaltada no Rio de Janeiro, noticia que foi amplamente divulgada na imprensa.

sábado, 23 de agosto de 2008

ATIVIDADE REALIZADA POR ALUNOS SOBRE OS CONFLITOS NO MUNDO - ESPIONAGEM



O defunto mentiroso Segunda Guerra Mundial - 1943 - Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha.
Convencer os alemães de que os aliados não invadiriam a Sicilia. Arma secreta: Um cadáver fantasiado de militar inglês. O homem que protagonizou amissão de espionagem mais espetacular da Segunda Guerra Mundial já estava morto quando foi designado para a tarefa. Foi um defunto que entregou aos nazistas papéis que desencadeariam o relaxamento da guarda no fronte siciliano, abrindo o campo para a invasão aliada.

ATIVIDADE REALIZADA POR ALUNOS SOBRE OS CONFLITOS NO MUNDO - ESPIONAGEM



Brasil fora do eixo - Segunda Guera Mundial - 1941 - Brasil, EUA, Itália, Alemanha.
Usar informações falsas sobre o Eixo para convencer o Governo de Getulio Vargas a
apoiar os Aliados.
Arma secreta: uma carta chingando o presidente brasileiro. Até 1941 o governo brasileiro ainda não havia decidido quem apoiar na Segunda Guerra Mundial: Getulio se equilibrava com maestria entre as investidas nazi-facistas e o compromisso diplomático com os aliados. Temeroso que as oferendas do Eixo dobrassem o juízo do presidente do Brasil, o serviço secreto britânico preparou uma missão genial para por o Brasil contra os alemães e italianos. Como? Convencendo nosso governo de que os seguidores de Adolf Hitler e Benito Mussolini ridicularizavam o governo brasileiro.

ATIVIDADE REALIZADA POR ALUNOS SOBRE OS CONFLITOS NO MUNDO - ESPIONAGEM



CONFLITO GUERRA FRIA - 1979 - 1985 UNIÃO SOVIÉTICA X EUA
ARMA SECRETA: Cientista e cara-de-pau Adolf Tolcachev - traição roubo de dados.
Era difícil acreditar que aquele homenzinho com pouco menos de 50 anos, 1,65 de altura, magro e corcunda teria tanta coragem. A aparência frágil e o medo de cair em uma armadilha fez o serviço de espionagem americano em Moscou ignorar por 2 anos a aproximação do dissidente soviético Adolf Tolcachev.

ATIVIDADE REALIZADA POR ALUNOS SOBRE OS CONFLITOS NO MUNDO - ESPIONAGEM



Inimigo no poder. Conflito que envolveu as nações Israel, Síria e União Soviética entre os anos de 1961 a 1965. Se a Guerra dos Seis Dias, quando Israel aniquilou as defesas da Síria. em 1967 - durou tão pouco, muito se deveu ao trabalho espião de Eli Cohen. Agente mais ousado do serviço secreto israelense, que ganhou a confiança dos poderosos sírios a ponto de ter acesso aos maiores segredos militares e repassava aos patrões em Tel Aviv.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O bar da Lili


Os alunos Vinícius e André da escola de Educação Básica Carlos Fries realizaram uma pesquisa no Bar da Lili. chegando lá foram recebidos pela dona Lili Brandt e Jane da Silva.
Foram feitas várias perguntas. o nome do Bar é Lili e faz 13 anos que esse Bar está funcionando. O marido de dona Lili não podia mais trabalhar na roça porque tinha problemas nos joelhos, ai surgiu a idéia de construir um Bar que hoje localiza-se na rua 15 de Agosto. Eles moram aonde tem o bar hoje.
Fazem torneios de penalt e 48 (Jogo de bocha) a cada 60 dias, promoções que trazem sempre bastante pessoas, e participam com um time no campeonato municipal de bocha.
No bar da Lili tem vários tipos de bebidas: cerveja, refrigerante, pinga, entre outros. O verão é a estação que mais vendem. Quem esta cuidando do bar é sua nora Senhora Jane da Silva. Dona Jane falou que se não estivesse trabalhando no bar, iria trabalhar em um hotel em Piratuba. Dona Lili que já está aposentada, continua fazendo sua horta e cuidando de seus animais.
O rendimento do bar é satisfatório. Agora estão com algumas reformas para atender melhor os clientes. Lili falou que os fatos mais importantes e que mais marcaram a sua vida, foram as festas juninas que reuniam muitas pessoas, inclusive de outros municípios - pessoas tocando viola, outras, tocando gaita... era uma maravilha.
Lili e Jane são duas pessoas muito legais e muito felizes. Estão sempre de bom humor para atender os clientes com presteza e delicadeza.

PARA ENTENDER O BRASIL, MÚSICAS BRASILEIRAS.

Nas turmas da terceira série do ensino médio "O Brasil" é o foco dos estudos. Para motivar e dar início ao ano letivo, uma boa ideia é utilizar algumas músicas, de artistas brasileiros, em seus mais variados estilos.

Antes de rodar as músicas é importante explicar o método de trabalho.

1 - Enquanto os alunos escutam as músicas precisam anotar, em seu caderno, palavras que lhes chamem a atenção.

2 - Após ouvirem todas as músicas a professora fomenta uma discussão sobre o tema, e faz questionamentos sobre as letras das músicas.

3- Após esse diálogo os alunos retiram os subsídios para sua produção textual - gênero livre.

4 - Os alunos escrevem seus textos em folha individual para ser avaliado pela professora.

5 - Após avaliação as produções selecionadas são digitadas e postadas neste espaço.



CONFIRA A SENSIBILIDADE E A DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA: