sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O bar da Lili


Os alunos Vinícius e André da escola de Educação Básica Carlos Fries realizaram uma pesquisa no Bar da Lili. chegando lá foram recebidos pela dona Lili Brandt e Jane da Silva.
Foram feitas várias perguntas. o nome do Bar é Lili e faz 13 anos que esse Bar está funcionando. O marido de dona Lili não podia mais trabalhar na roça porque tinha problemas nos joelhos, ai surgiu a idéia de construir um Bar que hoje localiza-se na rua 15 de Agosto. Eles moram aonde tem o bar hoje.
Fazem torneios de penalt e 48 (Jogo de bocha) a cada 60 dias, promoções que trazem sempre bastante pessoas, e participam com um time no campeonato municipal de bocha.
No bar da Lili tem vários tipos de bebidas: cerveja, refrigerante, pinga, entre outros. O verão é a estação que mais vendem. Quem esta cuidando do bar é sua nora Senhora Jane da Silva. Dona Jane falou que se não estivesse trabalhando no bar, iria trabalhar em um hotel em Piratuba. Dona Lili que já está aposentada, continua fazendo sua horta e cuidando de seus animais.
O rendimento do bar é satisfatório. Agora estão com algumas reformas para atender melhor os clientes. Lili falou que os fatos mais importantes e que mais marcaram a sua vida, foram as festas juninas que reuniam muitas pessoas, inclusive de outros municípios - pessoas tocando viola, outras, tocando gaita... era uma maravilha.
Lili e Jane são duas pessoas muito legais e muito felizes. Estão sempre de bom humor para atender os clientes com presteza e delicadeza.

Nenhum comentário:

PARA ENTENDER O BRASIL, MÚSICAS BRASILEIRAS.

Nas turmas da terceira série do ensino médio "O Brasil" é o foco dos estudos. Para motivar e dar início ao ano letivo, uma boa ideia é utilizar algumas músicas, de artistas brasileiros, em seus mais variados estilos.

Antes de rodar as músicas é importante explicar o método de trabalho.

1 - Enquanto os alunos escutam as músicas precisam anotar, em seu caderno, palavras que lhes chamem a atenção.

2 - Após ouvirem todas as músicas a professora fomenta uma discussão sobre o tema, e faz questionamentos sobre as letras das músicas.

3- Após esse diálogo os alunos retiram os subsídios para sua produção textual - gênero livre.

4 - Os alunos escrevem seus textos em folha individual para ser avaliado pela professora.

5 - Após avaliação as produções selecionadas são digitadas e postadas neste espaço.



CONFIRA A SENSIBILIDADE E A DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA: