sexta-feira, 5 de setembro de 2008

POPOV. DUSKO POPOV


Conflito: Segunda Guerra Mundial em 1941 Nações envolvidas EUA Japão, Alemanha.
Estratégia: Roubo de Dados com a missão de alertar os americanos sobre a intenção japonesa de atacar Pearl Harbor. Dusko Popov arrancou as informações dos nazistas sobre o ataque a base dos EUA no Havaí. Mas os americanos não acreditaram no playboy e mulherengo. Pouco depois os japoneses bombardeavam Pearl Harbor. Elegante e mulherengo, amante da boa vida, Popov era um espião iugoslavo que inspirou o escritor Ian Fleming na criação do personagem James Bond. O 007 de verdade, também era culto, fluente em diversos idiomas, frio e esperto. Ele fez uma das carreiras mais brilhantes da espionagem internacional graças ao trabalho que realizou no posto reservado aos melhores do mundo: o de agente duplo.

O ponto alto de sua carreira aconteceu em 1941 quando chegou aos EUA um relatório dos alemães que trazia em 5 páginas todos os detalhes sobre um iminente ataque a Pearl Harbor. Popov não teve nenhuma resposta aos pedidos de encontro com o todo poderoso do FBI que controlava o serviço secreto ( A CIA foi criada em 1947), que duvidara das informações. No dia 7 de setembro como havia sido adiantado por Popov, os aviões japoneses sobrevoaram a baía de Pearl Harbor e atacaram a frota dos navio do Pacífico matando 2235 militares e 68 civis. Até hoje não se sabe bem a apatia diante de seu relatório. Os EUA aprenderam a lição? Não, a julgar pelo atentado do World Trade Center, que não foi evitado apesar das numerosas pistas levantadas pelo serviço de inteligência.

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PARA ENTENDER O BRASIL, MÚSICAS BRASILEIRAS.

Nas turmas da terceira série do ensino médio "O Brasil" é o foco dos estudos. Para motivar e dar início ao ano letivo, uma boa ideia é utilizar algumas músicas, de artistas brasileiros, em seus mais variados estilos.

Antes de rodar as músicas é importante explicar o método de trabalho.

1 - Enquanto os alunos escutam as músicas precisam anotar, em seu caderno, palavras que lhes chamem a atenção.

2 - Após ouvirem todas as músicas a professora fomenta uma discussão sobre o tema, e faz questionamentos sobre as letras das músicas.

3- Após esse diálogo os alunos retiram os subsídios para sua produção textual - gênero livre.

4 - Os alunos escrevem seus textos em folha individual para ser avaliado pela professora.

5 - Após avaliação as produções selecionadas são digitadas e postadas neste espaço.



CONFIRA A SENSIBILIDADE E A DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA: