terça-feira, 30 de março de 2010

Brasil: Diversidade Cultural

       JEAN C. RODRIGUES DE LIMA
SÉRIE: 3II
 
Muitas músicas brasileiras tentam contar a história do nosso país, o Brasil. Eles falam de uma terra, bela, radiante que é uma maravilha onde o povo é unido e tem liberdade.
Mas isso não é verdade pois quantos crimes ocorrem no Brasil. Além disso o povo só quer saber fazer festa. Um dos exemplos é o carnaval, que é bonito, onde o povo comemora, faz festa, e quando acaba, as pessoas não sabem como gastaram todo o dinheiro. Enquanto isso o governo faz a festa com o os bolsos cheios.
Essas festas não são a minha critica. O que não concordo são as músicas que falam que a nossa terra tem uma natureza bela e que é um país tropical cheio de riquezas, mas esquecem do sul. Eu acho que é uma forma de preconceito, pois o sul do Brasil, tem o clima subtropical.
Além disso em suas letras, falam de vários estados, menos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Também falam que a natureza é bela, mas eles não falam dos problemas de desmatamento que estão ocorrendo na Amazônia, as queimadas para criar gado.
As falam que o Brasil é uma terra de muitas riquezas, mas quantas pessoas passam fome? Quantas crianças tem doenças? E quantas nascem com doenças graves e morrem?
Outro ponto importante que questiono, é por que o sul do País é discriminado? Por que as músicas não falam do sul, uma região tão rica?

Nenhum comentário:

PARA ENTENDER O BRASIL, MÚSICAS BRASILEIRAS.

Nas turmas da terceira série do ensino médio "O Brasil" é o foco dos estudos. Para motivar e dar início ao ano letivo, uma boa ideia é utilizar algumas músicas, de artistas brasileiros, em seus mais variados estilos.

Antes de rodar as músicas é importante explicar o método de trabalho.

1 - Enquanto os alunos escutam as músicas precisam anotar, em seu caderno, palavras que lhes chamem a atenção.

2 - Após ouvirem todas as músicas a professora fomenta uma discussão sobre o tema, e faz questionamentos sobre as letras das músicas.

3- Após esse diálogo os alunos retiram os subsídios para sua produção textual - gênero livre.

4 - Os alunos escrevem seus textos em folha individual para ser avaliado pela professora.

5 - Após avaliação as produções selecionadas são digitadas e postadas neste espaço.



CONFIRA A SENSIBILIDADE E A DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA: