terça-feira, 30 de março de 2010

Brasil: Diversidade Cultural

 EDUARDO ANDREIS       SÉRIE: 3ªII

A diversidade cultural engloba as diferenças de cultura que existem entre pessoas: raça, religião, língua, etc. Desde o tempo dos índios já existia a diversidade cultural, pois cada tribo possuía seus costumes e suas crenças. Quando os portugueses chegaram ao Brasil encontraram um povo que eles achavam ser sem cultura e começaram a implantar suas crenças, língua, costumes, religião e seu modo de ver o mundo.
Isso fez com que a cultura indígena sofresse muitas mudanças. Em seguida vieram os africanos e a mistura desses três povos foi responsável pelo começo de disseminação cultural no Brasil. Com o tempo e a chegada dos imigrantes, japoneses, alemães, árabes, entre outros povos, essa mescla de culturas resultou em uma única e diversificada.

Surgiram festas populares, pelas quais somos reconhecidos no mundo inteiro. Exemplo disso é o carnaval, e, ritmos como o samba, o frevo e o carimbó. Tal reconhecimento traz uma imagem do povo brasileiro como malandro festeiro, que vive de carnaval e samba, quando na verdade somos um povo trabalhador. Muitos dos ritmos como o samba de coco, maculelê, capoeira e comidas como feijoada, surgiram nas senzalas, onde está era a única distração para a vida dura e cruel que os escravos tinham.

No entanto essa cultura tão variada fez com que alguns costumes fossem mais valorizados que os outros. Os primeiros a serem lembrados são do Norte, Nordeste e Sudeste, deixando, normalmente, em último plano culturas ricas como a gaúcha.
Com o passar do tempo, vão aparecer novas e diferentes culturas, e com isso algumas culturas vão acabar sendo esquecidas. Cabe a nós conservá-las.

      

Nenhum comentário:

PARA ENTENDER O BRASIL, MÚSICAS BRASILEIRAS.

Nas turmas da terceira série do ensino médio "O Brasil" é o foco dos estudos. Para motivar e dar início ao ano letivo, uma boa ideia é utilizar algumas músicas, de artistas brasileiros, em seus mais variados estilos.

Antes de rodar as músicas é importante explicar o método de trabalho.

1 - Enquanto os alunos escutam as músicas precisam anotar, em seu caderno, palavras que lhes chamem a atenção.

2 - Após ouvirem todas as músicas a professora fomenta uma discussão sobre o tema, e faz questionamentos sobre as letras das músicas.

3- Após esse diálogo os alunos retiram os subsídios para sua produção textual - gênero livre.

4 - Os alunos escrevem seus textos em folha individual para ser avaliado pela professora.

5 - Após avaliação as produções selecionadas são digitadas e postadas neste espaço.



CONFIRA A SENSIBILIDADE E A DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA: