domingo, 4 de abril de 2010

ADVERSIDADES DA CULTURA BRASILEIRA

Marlon Schwaizer  3ª I
É uma alegria imensa morar nesse Brasil maravilhoso, com cidades encantadoras: São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e muitas outras. Muita gente bonita! Praias que embelezam ainda mais o litoral brasileiro.
Lugares em que acontecem muitas rodinhas de samba, aonde as pessoas se divertem, pois elas não se importam se a festa é pobre ou rica. Ali o que vale é a felicidade de cada um, não se preocupam com a simplicidade presente.
Muito diferente é o carnaval. Passam o ano inteiro se preparando para o mês de fevereiro, na avenida desfilar com suas escolas de samba. Nada pode dar errado, pois, tudo será avaliado.
Mas, no Brasil muitas outras coisas acontecem. Tem muita violência e criminalidade por aí.
E é no carnaval que muitas dessas coisas aparecem: cigarro, bebidas, drogas...
As pessoas não põem na cabeça que precisam se cuidar. Atraem doenças, não usam preservativos. Engravidam, e às vezes de uma pessoa que nem conhecem. Naquele dia naquela hora ele foi legal, e depois?
Em muitos casos a mulher é a que mais sofre. Está grávida, vê sua barriga crescendo, o seu corpo se transformando e de certo modo perdem a confiança, a esperança de ter um lar. Se ela estudava, acaba desistindo. E o pai da criança? O camarada só Deus sabe onde é que está.
E o povo brasileiro, herói, protege sua pátria. Quer ver se com o tempo a paz fala mais alto e a fé que todos têm no coração ajude todos nós a viver bem, e melhor.

Brasil

Jade Heberle  3 ª Série II

Vivemos em um país caracterizado pela sua diversidade cultural. Um país que junta tudo e se transforma em um só. Um país rico, diversificado e mágico. O Brasil possui um território gigantesco o que possibilita um grande espaço que acolhe sua diversidade cultural, tornando-a muito rica.
A disseminação da cultura brasileira começou com a chegada dos primeiros europeus, juntamente com a população indígena que aqui viviam e os primeiros escravos africanos. Com a chegada dos primeiros imigrantes italianos, japoneses, alemães e outros, a diversidade cultural se tornou ainda mais rica.
Podemos facilmente ver traços dessas culturas na culinária, nas danças e na religião. Nas cinco regiões do Brasil, a cultura apresenta traços característicos das etnias que povoaram cada região.
De um Norte fortemente influenciado pela cultura indígena e pelos lusitanos, passamos por um Nordeste fortemente influenciado pelas etnias que o compõem, como índios, africanos e europeus, um Centro-oeste povoado por bandeirantes e índios que ali viviam, um Sudeste mais lusitano com fortes traços de imigrantes japoneses e italianos, até um Sul mais alemão e italiano.
Mesmo dividido nessas regiões distintas, o Brasil preserva tradições que se encontram presente em todo o território nacional, como o nosso tão famoso carnaval, conhecido internacionalmente e caracterizado pelas grandes escolas de samba que animam a multidão.
Além disso, temos o futebol, o esporte dominante no Brasil, o qual nos serve como ponto de referência – falou de futebol, falou do Brasil. Este esporte que nos une em quatro em quatro anos, transformando nossa nação em uma só, faz-nos esquecermos de nossas diferenças e focarmos em um só lugar - no futebol - compartilhamos alegrias e tristezas, vitórias e derrotas. Temos confiança, fazemos festa e vestimos nossa camisa, o nosso manto verde e amarelo em busca de sorte.
Mas não é só em cultura que o nosso Brasil é rico. Sua riqueza também é caracterizada pela sua grande diversidade natural. Temos em nosso território uma das maiores floresta do mundo, a nossa Floresta Amazônica, um cenário lindo, conhecido como o “Pulmão do Mundo”. Sem contar no Pantanal Mato-Grossense, um Patrimônio Natural Mundial, de acordo com a UNESCO. A flora do Brasil conta com mais de 55 mil espécies descritas, sendo que a Floresta Amazônica conta com mais de 30 mil espécies.
E nem tudo é alegria, por azar, nosso Brasil não é só visto com esses olhos. Pelo exterior, por exemplo, nosso país é visto como um lugar de crimes, corrupção, violência, morte, tristeza, dentre outros males. Mas não é essa a nossa realidade no geral.
Contudo, podemos ver como nosso país é rico e belo. Um país com um passado difícil, um presente genial e um futuro imprevisível, cheio de sonhos. Uma terra abençoada por Deus, de um povo guerreiro, sonhador e confiante. Não é apenas o Brasil, é o nosso Brasil.

O Brasil e suas diversidades culturais

Patrícia Franke 3ª série II.

O Brasil, assim como diz na música, “é um país abençoado por Deus”, é claro que tem seus aspectos negativos, mas nós brasileiros e estrangeiros que visitam o país, sabemos realçar bem os positivos, gostamos do lugar, e apreciamos cada região e suas diversificadas culturas. Cada região tem uma cultura diferente, e com um toque especial, com aquela simpatia que só os brasileiros conseguem demonstrar.

No nordeste a cultura é representada através da dança, o frevo e a capoeira e de festas como o carnaval, que ocorre no mês de fevereiro. É uma festa com muita alegria e samba, onde em apenas uma passarela, artistas e demais participantes encantam com um festival de brilho, emoção e criatividade em abundância. Essa festa acontece em vários lugares do país. Muitas pessoas do exterior vêm para assistir ao acontecimento. Mas infelizmente a cada ano morrem diversas pessoas, há o uso de drogas, álcool e de contaminação do vírus HIV (AIDS) pelo não uso da camisinha.

No sul, podemos ver bastante os aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos, que dão um toque especial em nossa cultura com suas diferentes tradições. Já o sudeste brasileiro é mais religioso, com diversos tipos de festas de padroeiros, das cidades.

Aqui no Brasil, um dos esportes mais marcantes é o futebol. Ele é o principal esporte, se tornou rapidamente uma paixão para os brasileiros, e freqüentemente referem-se ao país como o "país do futebol". A seleção brasileira é um dos principais times de futebol do mundo, maior vencedor da Copa do Mundo FIFA. Com cinco títulos, o Brasil é conhecido por sua camisa cor verde e amarela, com shorts azuis e meias brancas, as quatro cores da bandeira nacional.

Ah! Sem contar nas diversidades da natureza, um país de beleza exuberante, com uma das maiores florestas do mundo, a floresta Amazônica. Infelizmente, o homem não esta nem ai para ela, desmata, queima... Sem seque pensar nas conseqüências. Na verdade, o que falta no homem brasileiro é conscientização, de saber que o nosso futuro, depende do nosso presente, e que devemos desde já cuidar do nosso patrimônio.

Outra questão que devemos levar em consideração, é a pobreza. Muitas pessoas acreditam que a maioria da miséria espalhada pelo mundo vem da preguiça, falta de interesse pelo trabalho, e que essas pessoas se acomodam, esperando apoio do governo. Nas últimas décadas, a população nas grandes cidades aumentou e o desemprego também. Motivos que obrigam as pessoas a procurarem lugares impróprios para viver, como as favelas por exemplo.

Como podemos notar, temos um país maravilhoso, com problemas assim como todos os outros, mas com um povo guerreiro, sonhador, que luta por um país melhor, que luta pela igualdade.


terça-feira, 30 de março de 2010

BRASIL, país maravilhoso

Brasil, país maravilhoso,
De cultura indiscutível
Admirado e cobiçado por todos
Isto é simplesmente visível

Nação de muitas origens
Nosso povo é uma miscigenação
Recebe de braços abertos
Para que não haja discriminação

País abençoado por Deus
Berço do samba e do carnaval
Festa incrível e
De beleza ímpar como um lual

Aqui você tem liberdade
Para com amor sonhar
Lutar por seus sonhos como criança
Torná-los reais e os realizar

Forte é o Senhor Deus
Com fé, poder e perdão
Pra fazer a paz nascer e brilhar
Como um sol em nosso coração

Brasil seu povo é artista
Usa sua voz para cantar e encantar
E no circo real da vida
Muitas vezes é malabarista!

PATRÍCIA DUTRA              
SÉRIE: 3ª I

Brasil: Diversidade Cultural

       JEAN C. RODRIGUES DE LIMA
SÉRIE: 3II
 
Muitas músicas brasileiras tentam contar a história do nosso país, o Brasil. Eles falam de uma terra, bela, radiante que é uma maravilha onde o povo é unido e tem liberdade.
Mas isso não é verdade pois quantos crimes ocorrem no Brasil. Além disso o povo só quer saber fazer festa. Um dos exemplos é o carnaval, que é bonito, onde o povo comemora, faz festa, e quando acaba, as pessoas não sabem como gastaram todo o dinheiro. Enquanto isso o governo faz a festa com o os bolsos cheios.
Essas festas não são a minha critica. O que não concordo são as músicas que falam que a nossa terra tem uma natureza bela e que é um país tropical cheio de riquezas, mas esquecem do sul. Eu acho que é uma forma de preconceito, pois o sul do Brasil, tem o clima subtropical.
Além disso em suas letras, falam de vários estados, menos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Também falam que a natureza é bela, mas eles não falam dos problemas de desmatamento que estão ocorrendo na Amazônia, as queimadas para criar gado.
As falam que o Brasil é uma terra de muitas riquezas, mas quantas pessoas passam fome? Quantas crianças tem doenças? E quantas nascem com doenças graves e morrem?
Outro ponto importante que questiono, é por que o sul do País é discriminado? Por que as músicas não falam do sul, uma região tão rica?

Brasil: Diversidade Cultural

 EDUARDO ANDREIS       SÉRIE: 3ªII

A diversidade cultural engloba as diferenças de cultura que existem entre pessoas: raça, religião, língua, etc. Desde o tempo dos índios já existia a diversidade cultural, pois cada tribo possuía seus costumes e suas crenças. Quando os portugueses chegaram ao Brasil encontraram um povo que eles achavam ser sem cultura e começaram a implantar suas crenças, língua, costumes, religião e seu modo de ver o mundo.
Isso fez com que a cultura indígena sofresse muitas mudanças. Em seguida vieram os africanos e a mistura desses três povos foi responsável pelo começo de disseminação cultural no Brasil. Com o tempo e a chegada dos imigrantes, japoneses, alemães, árabes, entre outros povos, essa mescla de culturas resultou em uma única e diversificada.

Surgiram festas populares, pelas quais somos reconhecidos no mundo inteiro. Exemplo disso é o carnaval, e, ritmos como o samba, o frevo e o carimbó. Tal reconhecimento traz uma imagem do povo brasileiro como malandro festeiro, que vive de carnaval e samba, quando na verdade somos um povo trabalhador. Muitos dos ritmos como o samba de coco, maculelê, capoeira e comidas como feijoada, surgiram nas senzalas, onde está era a única distração para a vida dura e cruel que os escravos tinham.

No entanto essa cultura tão variada fez com que alguns costumes fossem mais valorizados que os outros. Os primeiros a serem lembrados são do Norte, Nordeste e Sudeste, deixando, normalmente, em último plano culturas ricas como a gaúcha.
Com o passar do tempo, vão aparecer novas e diferentes culturas, e com isso algumas culturas vão acabar sendo esquecidas. Cabe a nós conservá-las.

      

Brasil: diversidade cultural

Brasil...
da diversidade cultural
da desigualdade social
de tanta beleza
vinda da natureza

Brasil de preconceito.
Mas no exterior
é tratado com respeito

Brasil de Norte a Sudeste
o Sul? O sul o povo esquece
sofremos com a exploração ilegal
seja física ou natural

Brasil...
são tantos aromas, sabores
sons, sotaques e cores
temos a Amazônia
somos do interior
“ pulmão do mundo”
tem inquestionável valor
o clima você pode escolher
qual será bom de viver
o que aqui cultivar
você irá colher.

 Leonardo de Simas
Série: 3ª II

Brasil diversidade cultural

Brasil, terra de povo lutador
que tem garra, luta com amor.
Que busca na melodia de um violão
construir a mais bela nação.
Um país juvenil,
maravilha assim nunca se viu.

Faz do pranto um manto abençoado
mostrando que o brasil foi conquistado
com fé, esperança e razão
daqueles que transformaram
tudo num mais lindo dia de verão.

Natureza que os olhos faz brilhar
ter vontade de querer alcançar
cada estrela cintilante
no mais lindo amanhecer brilhante
nas areias do teu mar idolatrado
que no resto do mundo é almejado.

Aqui o tempo não tem pressa
tudo regressa...
O país do interior
que todos de fora tem amor.
O país do clima subtropical
que faz festa, pula carnaval.


Ana Cristina Lopes
SÉRIE: 3II

BRASIL: DIVERSIDADE CULTURAL

As manifestações culturais no Brasil são muitas. Dentre tantas temos o Kerb, o Frevo, a Festa da uva, o Carnaval. O carnaval por exemplo, é muito bom, pois as escolas de samba abrem a cortina do passado e do presente mostrando a maravilha e a beleza do mundo, como as cascatas, as cachoeiras, os morros, o céu, a natureza, o mar, fazendo com que pais, mães e crianças fiquem maravilhados com o brilho e a magia dos carros alegóricos, com a simpatia da rainha da bateria, e com a perfeição que os participantes tocam os cavaquinhos.
Para mostrar toda essa beleza em rede nacional, são necessários meses de trabalho pesado e muito amor por sua escola de samba. Os chefes e participantes precisam ser fortes e objetivos para conseguir vencer a luta. Mas por trás de toda essa maravilha existe a parte ruim do carnaval. As pessoas pensam apenas em se divertir esquecendo o “resto do mundo”.
Nas televisões é a maravilha do carnaval deixando de lado todas as coisas ruins, como os ladrões que aproveitam para assaltar nesses dias, pois sabem que não tem ninguém em casa. Além disso ainda tem as drogas e as bebidas, pois as pessoas não se importam com as outras, só pensam em beber e depois ainda saem pelas ruas dirigindo alcoolizados, ocorrendo acidentes indesejados, e mortes de pessoas inocentes.


CRISTIANE CARVALHO
SÉRIE: 3ª II

sexta-feira, 19 de março de 2010

BRASIL.

Terra sem igual,
Terra de muitas belezas,
Brasil, país tropical
Onde seu destaque é a natureza

Lugares de belezas inigualável,
O sol que ilumina cada dia,
São Paulo, Rio de Janeiro,
Mato Grosso e Bahia.

Brasil, com seus climas,
e cada qual com sua vegetação,
paisagens naturais,
espalhados por essa nação.

No interior ao braço forte,
gente trabalhadora,
que dia após dia,
dá duro na lavoura.

Na cidade, povo heróico,
e também muito trabalhador
onde muitas vezes seu trabalho
é dito como sem nenhum valor.

Pessoas...
Pessoas que trabalham, dão duro
investem na educação,
pensando no futuro.

Outra, que mesmo sem condições,
se esforçam o máximo
e que são reconhecidas
diante do próximo.

País do samba,
Terra do carnaval,
No asfalto, na passarela...
O cenário, a aquarela

Não podemos dizer
Que nosso país é só alegria,
Pois no meio de tanta violência
Não sabemos se estaremos vivos no outro dia.

Gente muito gananciosa
que topa qualquer negócio,
matar ou morrer,
Traição até com o próprio sócio.

Do outro lado pessoas puras,
que diante de quem seja,
entregam seu coração,
e lhe estendem a mão.

A fé que toca a alma,
na oração o perdão,
A dor que se acalma.
Amigos que são com irmãos.

Brasil...
Gente de muitas raças,
brancos, negros... seja ela qual for
cada uma tem seu valor.
Brasil, de norte e sul,
leste e oeste
cada qual com seus costumes,
tradições, costumes e vestes...

Nós aqui do sul, temos varias tradições,
No Rio Grande tchê, gaúcho de coração
usa bombacha, come churrasco
e toma muito chimarrão.

Enfim, Brasil de todos nós,
lugar bom de se viver,
pra você que não conhece
venha visitar, venha ver!!!
Aluna: Jacqueline Pigosso Turma: 3ª I

Brasil: os dois lados da mesma moeda

Brasil das Belezas, da Ilha de Marajó,
da cultura da Bossa Nova,
do samba Aquarela do Brasil.
Brasil do povo guerreiro, lutador e que não desiste.
Brasil dos carnavais mais bonitos,
do futebol arte, do rei dos gramados,
Pelé embaixador da paz.
Um país livre, aonde todos podem sonhar,
aonde todos tem liberdade para se expressar,
todas as religiões têm vez,
povo de fé.
Mas nem tudo é um mar de rosas,
O Brasil também é o país das diferenças,
das crianças abandonadas,
de pais e mães a procura de filhos para adotar.
De famintos nas favelas e ladrões no governo,
dos carnavais encantadores e deslumbrantes,
feito por pessoas que muitas vezes deixam de comer
para poder “arrebentar” na avenida.
Países de doutores e analfabetos,
ricos e pobres,
Um país com tantas diferenças,
Mesmo assim continua crescendo
E com certeza vai se tornar um país gigante
De primeiro mundo.

Luís Henrique Fontanella
Turma: 3ª série I

sexta-feira, 12 de março de 2010

Brasil!..."uma realidade"...


Certa vez ouvi uma piada sobre o nosso País que a princípio me fez cair na gargalhada, mas, momentos depois uma tristeza tomou conta de mim pois, conclui que, na verdade, era ruim estar ouvindo aquilo sobre meu próprio País.

Você já deve ter ouvido alguém contar que quando Deus estava criando o planeta Terra, e separando este todo este universo em Países, ele distribuiu alguns "defeitos" e belezas naturais em cada lugar. No Japão Deus colocou terremotos, nos Estados Unidos, furações e terremotos, em outros países, maremotos, frio de congelar, enormes geleiras...

Então alguém perguntou a Deus naquele momento sobre o Brasil:

- "E no Brasil, Senhor? Lá tudo será perfeito? Praias maravilhosas, mar azul, rios extensos e caudalosos, muitas espécies de peixes, florestas, cascatas...

Então Deus respondeu:

- "Ah é? Você pensa que tudo no Brasil será perfeito? Espera só pra ver o povinho que eu vou colocar lá."

Isso poderia ser apenas uma piada de mau gosto se no fundo não tivesse um pouco de verdade. As pessoas se identificam, acham graça e entendem rapidamente o sentido da piada. Por que no fundo concordam que de certa maneira grande parte da população brasileira vive hoje um sentimento de desprezo para com o País.

Muitos brasileiros referem-se ao Brasil sem o orgulho no peito, sem a voz firme e forte na hora de soletrar BRASIL, sem amor a terra onde nasceram, cresceram e se desenvolveram como pessoas. De certa maneira, isto se deve a carência de cuidados de que o nosso País sofre hoje. Isto não é tudo. Grande parte deste descaso ao Brasil se deve a uma corrente pessimista que passa de boca em boca, e que aos poucos vai destruindo o pouco orgulho e respeito que resta dentro de cada um de nós.

É como se hoje em dia fosse cafona mostrar um sentimento de amor à Pátria. Se pararmos para pensar, não é o Brasil que não tem jeito; não é o País que não vai em frente, e sim a forma, que, talvez, não esteja sendo a mais adequada, para conduzir o dia-a-dia deste País.

Marivani Vali Turatto

3ª série noturno

quinta-feira, 11 de março de 2010

Brasil Brasileiro


CÍNTIA ÂNGELA KOPSEL

3ª SÉRIE NOTURNO


Brasil terra maravilhosa sonho retumbante, quem a ti conhece nunca mais esquece, terra de encantos mil, terra do frevo, do carnaval, do maracatu e viva os kerb!! Brasil brasileiro, Brasil de todos.

País de tantas belezas mas por ti teu povo grita, chora, luta pede em oração sua salvação e acalanto. Pais choram ao ver que a barriga de sua filha cresceu que muitos a chamam de vadia e seu filho de pivete. Ai então o desespero toma conta, pelo julgamento que pessoas, porque não sabem o que é a realidade que essas pessoas passam e porque ficam sentadas no sofá, no conforto de suas casas assistindo televisão e vendo a seleção jogar.

Mas é hora de acordar e ver areal situação de um pai e de uma mãe, analfabetos que não tiveram chance na vida, e que sairam de sua cidade em busca de uma vida melhor. Agora moram em terreno baldio, dando duro, catando lixo e o que mais aparecer, para tentar sair dessa situação, e dar tudo o que não tiveram na sua infância para seus filhos.

Brasil terra maravilhosa sonho retumbante, quem a ti conhece nunca mais esquece, terra de encantos mil. Brasil brasileiro, Brasil de todos. País tropical que quando o sol tocar o mar e a noite envolver a natureza com seu manto o povo então sentirá sua glória e Deus abençoará seus corações e sentirá que tudo valeu a pena. O arrependimento não existirá, então ele ficará conhecido por todo o mundo como um povo guerreiro. Brasil brasileiro.

Brasileiro


Olha só que maravilha
Lá no fundo a pequena ilha
Mais adiante um viado
Pastando num imenso cerrado.

Por isso gosto de ser Brasileiro
Não há país igual
No mundo inteiro
Só nós temos um pantanal.
Este ano temos a seleção
Batucada som de fundo
A esperança é que seja campeão
Na copa do mundo.

No verão tropical
Temos muitos turistas
Que vão ao litoral
nordestinos e sulistas.

Tudo de uma vez
Mãe na esperança
Que de sua gravidez
Tenha uma linda criança.

Esperando-a crescer
A mãe interroga
Que seu filho possa viver
Longe do mundo das drogas.

Distanciado da morte
Vai viver muitos anos
Além de muita sorte
Cumprirá seus planos.

Christian Matheus Wentz dos Santos
3ª Noturno

BRASIL


Brasil, um país abençoado, com lindas cascatas, cachoeiras, e praias encantadoras onde a natureza acompanha um lindo mar e um sol maravilhoso. Terra de alegria, do carnaval e do samba no pé, país tropical, sonho genial... E seu povo oca uma canção especial , nas noites de carnaval.

Carnaval, uma das festas mais apreciadas do Brasil e uma das melhores do mundo. Sua magia encanta a todos, trazendo admiradores de outros países para curtir essa linda festa.

Mas no Brasil não há só belezas, tem o lado ruim por consequência do povo. A pobreza e a fome são alguns dos vários problemas dos brasileiros... mendigos, pessoas envolvidas com drogas. Esse vício que acaba com as pessoas, trazendo sofrimento a seus familíares e amigos.

A violência que traz medo a todos... pessoas que se vingam por pouco. Infelizmente temos essas coisas ruins no nosso Brasil. Mas as maravilhas muitas vezes nos fazem esquecer das coisas ruins com que nos deparamos.

Tatiane Ferrari Broetto
3ª Série III noturno

Mãe Brasileira


Vejo os olhos de uma mãe...
Olhos que ilustram sonhos.
Mãe senhora de fé, mãe pobre, mãe brasileira.
Aquela que vive em um mundo violento,
Um mundo desconhecido por falsos líderes...
Líderes da desigualdade.
Vida sem liberdade.
Vida essa que passa dias e dias
Sem sentir o palpitar de seu próprio coração.
Com sol à pino,
Segue seu destino, que foi trassado desde seu nascer...
Viver, lutar, sofrer.
Mãe senhora de fé, mãe pobre, mãe brasileira.
Mãe que apesar de tudo ensina canção de paz.
Uma mãe heróica, com coração maior que o amazonas...
Amazonas de ricas águas que rolam por sua face...
Que na face de mãe se transformam em lágrimas.
Mãe senhora de fé, mãe pobre, mãe brasileira.
Aluna: Aline Pedrussi
Série: 3ª III Ensino Médio

PARA ENTENDER O BRASIL, MÚSICAS BRASILEIRAS.

Nas turmas da terceira série do ensino médio "O Brasil" é o foco dos estudos. Para motivar e dar início ao ano letivo, uma boa ideia é utilizar algumas músicas, de artistas brasileiros, em seus mais variados estilos.

Antes de rodar as músicas é importante explicar o método de trabalho.

1 - Enquanto os alunos escutam as músicas precisam anotar, em seu caderno, palavras que lhes chamem a atenção.

2 - Após ouvirem todas as músicas a professora fomenta uma discussão sobre o tema, e faz questionamentos sobre as letras das músicas.

3- Após esse diálogo os alunos retiram os subsídios para sua produção textual - gênero livre.

4 - Os alunos escrevem seus textos em folha individual para ser avaliado pela professora.

5 - Após avaliação as produções selecionadas são digitadas e postadas neste espaço.



CONFIRA A SENSIBILIDADE E A DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA: